Marca Botões e Esquadrões

Texto de Edu Lezcano

Era 1930, Geraldo Décourt inventava o Futebol de mesa, ou botão...Na época brincadeira de criança. Hoje, esporte difundido e amado por uma legião de praticantes e admiradores, com uma diversidade de regras(regionais e nacionais) e materiais( acrílico, palaton, galalite), sendo jogado em países de fora, como: Espanha, Hungria, Itália, Chile, Uruguai, Argentina...

Mas, aqui no Brasil, onde foi criado, infelizmente, há algum tempo , o futebol de botão esta sendo abandonado pela geração dos videogames e smartphones. São poucas as crianças que sabem ou se interessam em jogar...Sinceramente conheço pouquíssimas.

Lembro-me dos meus 10 anos, quando saía pelas ruas em busca de sarrafos retos e lisos para confeccionar meus arqueiros, da ida as bancas de revistas terças-feiras para comprar a placar somente para poder recortar os escudinhos que constavam na última página, do calendário anual que servia como número nos botões, da caixa de bombom transformada em ônibus para os plantéis, das goleiras de arame que eu mesmo confeccionava ...Meu primeiro Estrelão, sonho de todo garoto apaixonado pelo futebol de botão...ganhei de um amigo de meu pai de aniversário.

Roma com Falcão, Pruzzo, Conti, Graziani; Juventus de Platini, Boniek, Rossi; Dinamo Kiev com Blokin, Dhemianeko; Botafogo de Perivaldo, Paulo Sérgio; o Vasco de Dinamite, Edevaldo ; o Inter de Geraldão, Paz, Silvinho..o Wanderers de Francescoli, Barrios, Rebollo são alguns dos grande times que desfilaram pelo meu saudoso Estrelão....sem falar nas seleções e seus craques: Dasaev, Hugo sanchez, Rumenniggue, ......bah!! São muitas as recordações.

Hoje, aos 45 anos, tenho uma motivação a mais para manter a paixão pelo esporte...o meu filho Vitor (5 anos)...tornar meu garoto um praticante do futebol de mesa não será fácil , frente aos recursos tecnológicos atuais...mas em frente!

Aliás, que todos nós apaixonados pelo esporte independentemente da regra, possamos trazer a gurizada geração videogames/smartphones para esse apaixonante mundo do Futebol de mesa ou botão, como queiram...fazer essa meninada entender a similaridade com o futebol e o quanto é emocionante e saudável vibrar a cada gol marcado; curtir uma cavada perfeita; aquele tapinha salvador ou uma cobertura precisa...manter o legado do seu Geraldo Decourt é a nossa missão amigos botonistas!!!!

 

Botões & Esquadrões incentiva a prática do Futebol de Botão e estimula o conhecimento da história do futebol nacional e internacional.
Participe. Deixe o seu comentário e colabore com o nosso portal.

Comentários

Desenvolvido com por tavares.in